Os principais tipos de aparelhos auditivos
Quando detectada a perda auditiva, o recomendado é que o indivíduo utilize aparelhos auditivos. A amplificação sonora que o aparelho apresenta ajuda os indivíduos que possuem perda auditiva condutiva ou neurossensorial e que apresentam dificuldades para ouvir as frequências da fala normal.
Os aparelhos são eficazes também para quem possui perda auditiva de alta frequência e perda auditiva em apenas um ouvido. Eles são compostos por microfone para captar os sons, um amplificador para aumentar o seu volume e um alto-falante para transmitir os sons amplificados.
O fonoaudiólogo ou otorrino deve adaptar as características do aparelho ao tipo de perda auditiva do indivíduo, bem como o grau da perda e as frequências afetadas. Indivíduos que não conseguem tolerar sons altos podem necessitar de aparelhos auditivos com circuitos eletrônicos especiais, que mantêm o volume do som a um nível tolerável.
Existem muitos tipos de aparelhos auditivos. Dê preferência para aqueles que atendam às suas necessidades, que tenham boa qualidade, que sejam confortáveis e fáceis de usar.
Pessoas têm cotidianos e necessidades diferentes., por isso não há um parelho auditivos para todos. Vamos descobrir qual é o tipo de aparelho auditivo que atende suas necessidades?
I) Quais são os 5 principais tipos de aparelhos auditivos?
1- Micro Canal (CIC)
Pessoas que têm o canal auditivo largo podem usar esse tipo de aparelho. É o menor e mais invisível aparelho auditivo e tem uma pequena extensão fora do conduto. Consegue atender pessoas com perda auditiva de grau leve a moderado.
2- Intracanal (ITC)
Esse aparelho é posicionado no canal auditivo e possui um controle de volume ou um botão de controle, é levemente visível. Consegue atender pessoas com perda auditiva leve e moderada severa.
3 – Intra Auricular (ITE)
Esse tipo preenche a concha da orelha por inteiro. É um aparelho potente e junto há um botão de controle manual. Mais utilizado para atender pessoas com perda auditiva severa.
4 – Retroauricular (BTE)
Esse é o mais potente dos aparelhos auditivos, apresenta mais recursos que os demais. Posicionado atrás da orelha, transmitindo um som até próximo ao tímpano. Consegue atender pessoas com perda auditiva leve a profunda.
5- Receptor no canal (RIC)
Esses aparelhos são miniaturas do retroauricular e são os mais modernos. Adaptação aberta significa que o seu canal não está totalmente tapado e o som natural consegue penetrar no seu ouvido. Esses modelos de aparelhos auditivos são oferecidos em diversos formatos e cores. Não são personalizados, mas estão disponíveis em tamanhos diferentes de acordo ao tamanho do seu ouvido. Consegue atender pessoas com perda auditiva leve a moderada severa.
II) Como se Acostumar com os Aparelhos Auditivos?
No início, é normal que os usuários de aparelho auditivo sintam alguns sinais de incômodo, como a sensação de ouvidos tampados, ouvir sua própria voz diferente e alguns apitos. Porém, os usuários de aparelho auditivo irão se acostumar com o tempo.
III) Onde comprar estes aparelhos auditivos?
Há muitos lugares para você encontrar aparelhos auditivos, Mas o conforto e a procedências vêm sempre em primeiro lugar. A GL AUDIO Centro Auditivo conta com as melhores tecnologias e marcas do mercado, além de garantia e qualidade na hora da adaptação. Entre em contato e agende uma avaliação.