Toda Criança “Tem direito de ouvir’

A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala e da linguagem da criança

É comprovado, através de estudos, que a detecção de alterações auditivas e a intervenção antes dos 6 meses de idade garantem um desenvolvimento comparável com crianças da mesma faixa etária que não tiveram nenhuma alteração auditiva.

No caso de crianças em idade escolar, o exame de audiometria tonal limiar – um exame realizado por um fonoaudiólogo para avaliar a função auditiva – deveria ser realizado anualmente. Crianças com adenoides ou amígdalas aumentadas são propícias a apresentarem otites de repetição. Logo podem apresentar perda auditiva que as. prejudicam no desempenho e desenvolvimento escolar, podendo apresentar trocas de fonemas, respiração bucal e atraso de fala, entre outros.

A audiometria também é indicada em casos de crianças que falam alto, apresentam rouquidão crônica, escutam TV em volume aumentado e são desatentas. Por volta de 1 ano acriança já deve estar balbuciando, ou seja, emitindo as primeiras palavras. Crianças a partir de 2 anos já precisam formar frases simples.

Durante as conversas com seu filho, observe o tom de voz da criança ao falar – se o volume está alto ou então se ele pede para você repetir o que lhe foi dito. Importante ter conhecimento das doenças ou de fatores externos que podem causar surdez ou perda auditiva, tal como rubéola materna, caxumba, sarampo, meningite, otite de repetição. Parto prematuro, pancada no ouvido e até mesmos introduções de objetos no canal do ouvido podem servir de explicação.

Observe o comportamento de seu filho no meio social, com os amigos, se ele tem tendência ao isolamento – devido a não entender os amigos. Fique atento também a sintomas de depressão.

Os cuidados com a audição são muito importantes, uma vez que ela influencia na captação de aprendizagem, sociabilização, comunicação e desenvolvimento global de seu filho.