Qual a melhor maneira de limpar meus ouvidos?
Acredite ou não, uma das perguntas mais frequentes que recebemos é sobre a melhor maneira de limpar os ouvidos. Mas antes de responder, primeiro vamos lembrar às pessoas porque temos cera no ouvido.
Cerúmen, muitas vezes referido como cera do ouvido, é produzido pelo ouvido por razões diferentes. Coleta sujeira, detritos e bactérias, evitando que corpos estranhos indesejados entrem no ouvido. A cera também tem propriedades de lubrificação para evitar que os ouvidos fiquem secos e com coceira. Finalmente, a cera funciona como um antifúngico e antibacteriano, ajudando a combater infecções em torno de nossos ouvidos.
Seus ouvidos se limpam naturalmente
A cera geralmente sai das orelhas naturalmente através de movimentos normais da mandíbula, como falar e mastigar. Assim, a maioria das pessoas raramente ou nunca tem que limpar suas orelhas acima e além de sua rotina normal de banho. Após o banho, limpe o excesso de água e qualquer cera possível do ouvido externo com uma toalha ou um pano.
Você NÃO deve usar cotonetes para limpar seus ouvidos
Há um ditado que diz: “Nunca insira nada menor do que o cotovelo no ouvido“. Os cotonetes podem empurrar a cera para o ouvido, causando impacto e impedindo que o tímpano vibre adequadamente. As pessoas que usam cotonetes para limpar os ouvidos geralmente acabam tornando a cera do ouvido pior, não melhor. A impactação pode levar a problemas maiores.
O acúmulo de cera é uma coisa real
A orelha de todo mundo tem uma forma única, então, para alguns, os métodos normais de limpeza não são suficientemente eficazes e a cera do ouvido pode se acumular.
Os sintomas do excesso de cera incluem:
Dificuldade de audição, plenitude ou zumbido nos ouvidos, dor no ouvido, odor vindo do ouvido e tontura. As pessoas que usam aparelhos auditivos podem ser mais suscetíveis ao acúmulo de cera, já que ter um dispositivo no ouvido pode evitar que a cera saia naturalmente durante o dia. Além disso, o acúmulo de cera é mais comum entre os adultos mais velhos, porque a consistência da cera muda com a idade.
Como se livrar do excesso de cera
Se você acha que tem excesso de cera, a coisa mais segura a fazer é visitar seu médico, profissional de audição ou Centro Auditivo. Seu médico pode examinar seus ouvidos para investigar a cera e determinar se ela deve ser removida. Se precisar de remoção, ele pode usar irrigação com água, sucção ou uma cureta para retirar a cera do ouvido. Os médicos podem recomendar que os pacientes retornem a cada seis meses ou anualmente, como medida preventiva contra o acúmulo de cera nos ouvidos.
Nós sempre podemos ajudar
A melhor recomendação é sempre consultar um profissional de audição, ou um Centro auditivo, se você estiver preocupado com cerúmen. É importante notar que aquelas pessoas que têm diabetes, são propensas a infecções nos ouvidos, podem ter uma perfuração no tímpano, têm trompas ou têm sistemas imunológicos comprometidos devem ter cautela adicional e consultar um profissional antes de tentar qualquer tratamento em casa.
Fale com a equipe da GL AUDIO clicando aqui. Nós podemos testar e avaliar se você precisa de uma remoção de cera.