5 dicas para o seu novo aparelho auditivo
1 – Como funciona um aparelho auditivo
Os aparelhos auditivos são compostos, basicamente, por três partes: microfone, amplificador e receptor. O som externo é captado pelo microfone, que transforma esse som em sinais elétricos e os envia ao amplificador. O amplificador tem a função de aumentar a potência dos sinais e enviá-los ao ouvido através do receptor.
2 – Como escolher um aparelho auditivo
Anamnese
A primeira coisa que deve ser considerada no processo de escolha do aparelho auditivo é a anamnese do paciente. Ela deve ser bem detalhada e descrita para que o fonoaudiólogo conheça o quadro clínico do paciente em questão.
O profissional precisará saber se ele tem um histórico de otite recorrente, se tem perfuração no tímpano, se já passou por alguma cirurgia no ouvido, etc. Todas essas informações são importantes e vão ajudar a definir qual é o aparelho ideal.
Audiometria
A audiometria é outro fator importante nessa escolha. Se o paciente tem perda de audição leve, por exemplo, o aparelho deve ter uma potência menor para não gerar um desconforto auditivo. Se ele apresenta uma perda moderada, severa ou profunda, é preciso ter uma potência que seja adequada a isso.
Muitas vezes, os pacientes pedem por aparelhos intracanal, por motivos estéticos, mas ele não é tão indicado para aqueles que têm perda leve, com configuração de graves normais, por exemplo. Nesses casos, o paciente vai sentir o som abafado, com a sensação de que o ouvido está tampado.
A vontade do paciente
Atualmente, a demanda do próprio paciente também é um fator decisivo nessa escolha. Os aparelhos auditivos, hoje em dia, atendem a qualquer tipo de perda, então a vontade do paciente vai influenciar naquilo que será oferecido a ele.
Estética, conforto e recursos são quesitos que serão analisados antes da decisão por um determinado aparelho. No momento atual, é muito mais fácil conciliar essas questões, já que existe uma variedade grande de aparelhos, e não mais um ou dois modelos como alguns anos atrás.
3 – Como ligar um aparelho auditivo
Ligue o seu aparelho auditivo fechando a gaveta da bateria (compartimento de pilha) completamente com a bateria no lugar. Quando fechar a gaveta da bateria do aparelho auditivo pode ser ouvido um bip – isso indica que o aparelho auditivo está funcionando, ou seja, está ligado.
4 – Como colocar e retirar um aparelho auditivo
Colocação dos aparelhos retroauriculares: Encaixe o processador de som atrás da orelha, insira o molde ou oliva até que se encaixem por completo no conduto auditivo. Nos casos de receptor do canal ou micro-tubo, uma dica é inserir a oliva até que o fio encoste no ouvido. Assim ele estará bem encaixado e ficará praticamente imperceptível. Puxar o ouvido um pouco para trás e para cima pode auxiliar na dilatação do ouvido externo, fazendo com que o molde assente perfeitamente.
A remoção do aparelho auditivo deve ser realizada com segurança e delicadeza, afinal, o equipamento é extremamente frágil e não deve ser manuseado com força.
5 – Como limpar um aparelho auditivo
Para a limpeza diária, use agentes de limpeza específicos para aparelhos auditivos, com um pano macio, seco, nunca molhe, não mergulhe em água e nem lubrifique os mesmos. Para evitar danos devido à umidade ou transpiração excessiva, o desumidificador é recomendado.